quarta-feira, 16 de novembro de 2011

2º dia – Resistencia – Joaquim V. Gonzalez (15/11/2011)

Distância: 595 km

Conseguimos cumprir o combinado e deixamos a cidade às 9h e logo pegamos a RN16. Na região de Saenz Peña há plantações gigantescas de girasóis, o que deixa o visual muito bonito com todos aqueles campos imensos amarelos. E o dia estava com um sol muito lindo. Às 12:15h, na região de Pampa Del Inferno o segundo grande imprevisto da viagem: um ônibus podre perdeu uma janela lateral bem na hora que passou ao lado do Cesar. Por pouco não atingiu seu carro, mas os estilhaços do vidro fizeram um estrago no pneu mud 32” dianteiro esquerdo, que ficou totalmente condenado. Para encurtar toda a história, conseguimos uma loja de uma cara muito gente boa que vendeu em reais dois pneus novos de uso misto na medida 31”. Nesse meio tempo, na hora do almoço, a Mônica torceu feio o pé na saída de um restaurante meia-boca que havíamos parado. Pampa Del Inferno foi nosso inferno na viagem.

Se antes as retas eram intermináveis, nesse trecho agora elas são quase infinitas. É a famosa região do Gran Chaco, com seus campos e alagados a perder de vista. A estrada aqui é praticamente uma reta gigantesca de 500 km, com esporádicas curvas para desviar das pequenas cidades e vilas que existem ao longo da rota. São retas de 40, 50 km, totalmente planas.

Passar nessa região é uma experiência e tanto. Para alguns pode ser extremamente monótono, mas basta prestar um pouco de atenção para perceber a quantidade de vida selvagem que há por ali. São milhares de aves de dezenas de espécies que cruzam a sua frente o tempo todo. Ninhos e mais ninhos nas árvores na beira da estrada.

Depois de Monte Quemado a RN16 ficou bem ruim, com muitos remendos e longos trechos sem faixas. Dirigir à noite nessas condições foi bem desgastante. Os faróis contrários, naquelas retas gigantescas, nos causava uma sensação estranha, pois parecia qye nunca chegavam. Chegamos em Joaquin Gonzáles às 21:15h. Cidade de ruas sujas, extremamente poeirenta, desorganizada e nada bonita.






0 comentários:

Postar um comentário