terça-feira, 8 de novembro de 2011

Planejamento

Participantes:

Marco Aurélio e Mônica, Taubaté/Curitiba - Troller 2.8 2004
Cesar e Rosângela, Lages/SC - Troller 3.0 2010
Emílio e Lucilene, São Paulo - Suzuki Grand Vitara 2.0 2011

Como somos todos de lugares diferentes, nosso encontro está marcado para ser em Foz do Iguaçu na manhã do dia 14/11/2011.

Roteiro Planejado:

Pensamos em um roteiro que tivesse um pouco mais de aventura na viagem de ida, já que o Emílio precisará voltar alguns dias antes para o Brasil. O roteiro ficou o seguinte:
Dia 1 - Puerto Iguazú - Presidencia Roque Sáenz Peña - 800 km
Dia 2 - Sáenz Peña - Cafayate - 770 km
Dia 3 - Cafayate - S. Antonio de Los Cobres (3.770 snm) - 290 km - nesse dia passaremos pela Quebrada de Las Flechas e Abra el Acay (4.950 snm)
Dia 4 - Los Cobres - S. Pedro de Atacama - 340 km - nesse dia passaremos pelo Paso Sico

O roteiro de retorno será pelo Paso Jama, Quebrada de Humahuaca, Salta, Sáenz Peña e Puerto Iguazú, em 6 dias, pois pretendemos ficar dois dias em Salta, cidade histórica fundada pelos espanhóis em 1582.


Roteiro planejado - clique para ampliar
De Taubaté até San Pedro de Atacama (SPA) serão aproximadamente 3.500 km. De Foz do Iguaçú à SPA serão aproximadamente 2.200 km, que pretendemos fazer em 4 dias.

Documentação:


Carta Verde - essa famigerada que essas seguradoras aqui do Brasil não sabem informar praticamente nada. Falo isso da Marítima (meu caso) e Porto Seguro. Depois de muitos e-mails, telefonemas e encheção de saco, procurei quem realmente conhece do assunto. A Magna Corretora de Seguros em Curitiba - http://www.magnaseguros.com.br/. Recomendo fazerem com eles, pois ficou mais barato que o Emílio fazendo pela Porto pela qual ele é segurado. Paguei U$ 93 por 30 dias de seguro, com cobertura também para o Chile.

PID - Permissão Internacional para Dirigir - não é um documento obrigatório na Argentina, Chile, Bolívia e outros países da América do Sul. Mas para evitar maiores aborrecimentos com a polícia, eu e a Mônica resolvemos fazer. A PID deve estar sempre acompanhada da habilitação original. Também não sei se ela é obrigatória na Bolívia, onde talvez nos aventuremos um pouco. No PR a Mônica pagou R$ 46,00 e em SP eu paguei R$ 202,00 pelo mesmo documento... uma verdadeira extorsão. Tem que ser feita no Estado que você possui habilitação.

Maiores infromações abaixo:
Dispõe sobre a execução do Acordo sobre Regulamentação Básica Unificada de Trânsito, entre Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, de 29 de setembro de 1992

Passaporte/RG - passaporte não é obrigatório. Apenas com o RG é possível circular pelos países que passaremos. Mas como já possuímos, também serão levados para agilizar os trâmites nas fronteiras. E a tal "lenda" de que somente RGs com menos de 10 anos de emissão são aceito na Argentina? Não há lei alguma que fala disos. Pelo que pesquisei o maior problema é com o seu estado de conservação. Se o seu estiver caindo aos pedaços não passa. E não vale identidade funcional - CREA, CRM e afins.

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Febre Amarela ) - obrigatório pra a Bolívia, pois pretendemos conhecer o Salar de Uyuni. Obrigatório em teoria, já que todas as pessoas que conheço que foram à Bolívia, nunca tiveram esses documento solicitado. Para fazê-lo é muito simples. Basta fazer um pré-cadastro no site da Anvisa - http://www.anvisa.gov.br/viajante/ - e depois procurar um dos Centros de Orientação de Viajantes mais próximo para retirar o documento. Ou deixar para fazê-lo em Foz, casa haja tempo disponível.

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