quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

14º dia – Humahuaca – Iruya – S. S. Jujuy (27/11/2011)

Distância: 272 km

Depois do péssimo café da manhã ainda ficamos sabendo que o horário de checkout do hotel era 10:00h. Excelente! Arrumamos as coisas e fomos passear na cidade.

Humahuaca poderia ser comparada em proporções menores como a Aparecida da região. Há muitos turistas que viajam apenas para visitar e reverenciar N. Senhora da Candelária. A Iglesia Catedral de Ntra. Sra. de la Candelaria data de 1631. Suas paredes possuem 1,5 m de espessura e seu altar é totalmente em ouro. As imagens de N. Sra. e do Menino Jesus são vestidas com trajes típicos da região. Não é permitido fotografar no interior da igreja.

Em frente à igreja há o Cabildo, uma torre onde há um grande relógio e que ao meio-dia descobre e movimenta uma imagem em tamanho natural de S. Francisco de Solano, que abençoa todos que estão na praça em frente. Nesse dia, domingo, a praça estava totalmente tomada pelas pessoas, pois descobrimos que o próximo dia seria feriado na Argentina e todos estavam aproveitando o feridão.

Do alto da praça em homenagem aos heróis da independência tem-se uma ótima vista da cidade. Há também muitos artesanatos em lã, metal, cerâmica, etc, nas lojas e nas ruas. Muitos tapetes, mantas e cobertores belíssimos, mas caros também.

Eu e a Mônica decidimos ir até Iruya, 140 km, sendo 100 km em rípio, o vilarejo mais isolado da Província de Salta, com aproximadamente 1.000 habitantes, fundado em 1753. O César e a Rosângela decidiram ir direto para S. S. Jujuy.

Pra variar não havia diesel no posto e só chegaria à tarde. Como eu ainda tinha quase meio tanque decidi ir mesmo assim. O ponto mais alto da viagem é o Abra del Cóndor, 4.000 m, divisa das províncias de Jujuy e Salta. Desse ponto tivemos uma visão espetacular do vale e da estrada que desce as montanhas beirando precipícios, com curvas fechadíssimas em um fantástico zigue-zague. Foram 19 km da mais pura adrenalina até Iruya.

Chegamos na vila em torno das 15h, quase tudo fechado, e só conseguimos um pequeno restaurante (comedor) aberto. Ficamos pouco mais de 1h no local pois precisávamos subir toda a quebrada, abastecer o carro em Humahuaca e ainda seguirmos para S. S. Jujuy.

Em Huacalera a RN9 cruza a linha imaginária do trópico de capricórnio. No local há um marco e um enorme relógio de sol. Perto de S. S. Jujuy a paisagem muda bruscamente. As montanhas tornam-se mais baixas e o verde de uma densa floresta toma conta da paisagem. S. S. Jujuy é a capital da província, com aprox. 240.000 habitantes. O clima também mudou radicalmente. A cidade é muito quente e abafada.

Em Pumamarca, Humahuaca e região, as bebidas são caríssimas. Uma lata de refrigerante ou uma garrafinha de água custa $10, quase R$5. Uma garrafa de 1,5 l de água ou refrigerante custa $14.