terça-feira, 6 de dezembro de 2011

6º dia – SPA, Vale da Morte e Vale da Lua (19/11/2011)

San Pedro de Atacama é uma cidade de pouco mais de 2.000 habitantes, de ruas poeirentas e construções feitas de adobe. Encontram-se pessoas de todas as nacionalidades por aqui. A rua principal é a Caracoles e quase tudo gira ao redor dela e das adjacências. Ha dezenas de agencias de turismo, câmbio, artesanatos, restaurantes e comércios em geral.

Descansamos pela manhã e á tarde fomos conhecer dois lugares. O primeiro foi o Vale da Morte. Dizem que tem esse nomem porque era o antigo traçado da estrada que ligava SPA a Calama. Outra versão diz que é porque não existe nenhuma forma de vida no local, além do extremo calor, daí o nome. É um vale muito bonito com umas pirambeiras bem ao lado da estrada. Foi uma passada rápida pelo local.

O segundo local foi o Vale da Lua, na Cordilheira de Sal. As montanhas todas do local são de puro sal. A grande atracão do local é uma grande caverna toda de sal, resultado de milhares de anos de chuva e vento. Vale a pena a visita. Depois subimos uma grande duna onde todos os turistas do local se amontoam para ver o pôr-do-sol. A princípio não seria nada de espetacular, mas bem no final, quando a maioria já tinha descido a duna, ganhou um tom avermelhado fantástico.

Vale da Morte

Vale da Lua




Cristal de sal










5 comentários:

  1. Cara essas fotos...... sem comentários!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou adorando ler a aventura! Vou fazer essa mesma viagem agora em dezembro. Pego a estrada no dia 25, saindo de Foz também.
    Queria tirar uma dúvida sobre as postagem deste dia: Vocês foram de carro para o Vale da Lua e da Morte? Ou pegaram uma excurssão com agência?]
    Caso foram de carro, as estradas estão boas? É fácil de chegar?

    Obrigadaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  3. @Gaby Willig

    Nós não pagamos nenhum pacote turístico. Fomos sempre com nossos carros. Para o Vale da Lua e da Morte é tranquilo.

    Não sei qual é carro de vcs, mas para o El Tatio a estrada é longa e com muitas costelas de vaca e tem que sair 4:30 da manhã. Carro de passeio chega, mas judia um pouco, ainda mais se for motor aspirado, que perde bastante potência com a altitude.

    Para Lagunas Cejar e Tebinchique tem um ou outro pedaço com areião, mas é tranquilo.

    Abraços e boa viagem.

    Marco

    ResponderExcluir
  4. Ola, procurando informações acabei chegando até mais esse relato, o qual estou gostando muito de ler. Pretendo em breve fazer este mesmo trajeto de vcs com um CLIO e gostaria de saber a opinião de vcs principalmente na parte de LA POMA.
    Gostaria de saber tbm qual o custo médio de cada um destes passeios, paga-se para entrar(lagunas, vales, etc..) ou como funciona?
    Desde ja agradeço e parabens pela aventura!
    Valdinei Vogel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdinei,

      os custos das entradas no Chile (El Tatio e Lagunas), são bem em conta. Nada assustador. Gastamos aprx. R$ 150,00 por pessoa com isso.

      Vc refere-se La Poma, Salta, Argentina? É apena um vilarejo as margens da RN40 e não tem nada por lá. Eu acho um pouco arriscado fazer a Ruta 40 de Cachi a San Antonio de Los Cobres com um carro de passeio. Aquele trecho ali é bem complicado. Rípio muito ruim, altitude elevada demais, subidas muito íngrimes, motor aspirado, pedras pontiagudas... Fazer um corte em um pneu de passeio é fácil fácil. De Cafayate a Cachi dá pra fazer. Apesar do rípio bastante ruim em vários trechos, não há o problema da altitude nem trechos íngrimes. Mas tem locais bem estreitos e é preciso prestar muita atenção.

      A maioria dos passeios no Chile são perto de San Pedro e dá pra ir de carro comum. Só não aconselho ir de carro de passeio aos gêiseres, pois vai detornar o carro. Vá de van com uma agência.

      Excluir