quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

8º dia - Geysers del Tatio e Termas de Puritama (21/11/2011)

Acordamos de madrugada pois teríamos que sair às 4:30h para podemos chegar no local bem na hora do nascer do sol. São 90 km por uma estrada de rípio bastante estreita, íngreme e com muito sacolejo. É no amanhecer, o momento mais frio do dia, que o campo geotérmico encontra-se em máxima atividade. Chegamos 6:25h, altitude de 4.300 m, começando a clarear o dia. A temperatura no local era de -8 ºC, congelante. Muito estranho, mas o vidro elétrico do carro mal conseguia funcionar e precisei ajudar com a mão para fechá-lo.

O local é de uma beleza ímpar e ficar ao lado daquelas fumarolas de água fervente a 85 ºC (por causa da altitude a água ferve nessa temperatura) é uma experiencia única. dezenas de fumarolas e poças de água e lama borbulhante. Em algumas delas a água consegue jorrar com bastante força e atinge uns poucos metros.

Quando amanhece a atividade geotérmica cessa quase que completamente e nada mais resta daquele espetáculo fascinante. É hora do café! O hotel Don Raul nos forneceu um pequeno kit com biscoitos, bolo e salada de fruta e na recepção aproveitamos também para pegar água quente para podermos preparar um chazinho básico com folhas de coca. :-)

Na volta pudemos apreciar a beleza da estrada e do deserto. Paramos no povoado de Machuca, a 4.000 m, onde moram 40 pessoas e que ganham a vida cuidando de lhamas e alpacas e fazendo artesanatos.

Como ainda era cedo e estávamos nas redondezas, demos uma passada nas Termas de Puritama. Só achei a entrada um pouco cara, $11.000 por pessoa. Mas é um local muito bonito, com um rio de águas limpíssimas, a 33,5 ºC, com várias pequenas quedas d´água e piscinas. Ficamos todos meio torrados do sol nesse dia.

À noite fomos até a entrada do Vale da Lua para observarmos o espetáculo do céu limpíssimo. A região de SPA é uma grande planície que com a ausência total de nuvens e de poluição, permite uma visão cristalina e perfeita de quase 360º do céu. Não é a toa que a maioria dos grandes telescópios do mundo estão nessa região do planeta.

Abaixo um vídeo dos gêiseres.





















Vale do Rio Putana

tagua-andina

pato-puna

pato-juarjual

tagua-gigante

Colegial

Machuca



Alpacas



guallata-andina / piuquén

Termas de Puritama




cuculi / paloma-de-alas-blancas



Um comentário: